Home

imagem2O Maker Faire Rome decorreu entre os dias 14 a 15 de outubro de 2016, cuja missão foi colocar a cidade de Roma e a Europa no centro do debate sobre a inovação, a difusão da cultura digital e desenvolver o empreendedorismo individual e coletivo.

Segundo a organização, o Maker Faire Rome – The European Edition 4.0, foi um enorme sucesso e contou com 110 000 visitantes. O público, a imprensa e a comunidade internacional consideraram o Maker Faire Roma “um evento obrigatório e fundamental”, devido à alta qualidade dos projetos apresentados e, devido à grande oferta de atividades educativas.

O Agrupamento de Escolas de Freixo, única escola Portuguesa no evento e uma das 15 escolas europeias selecionadas, apresentou o projeto Dance Robot art, build your STEM dreams. A construção de robôs é uma atividade com um forte caráter multidisciplinar. A construção de robôs é uma atividade de valor educativo considerável contribuindo para sedimentar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Este ano, o robô idealizado pelos alunos teve por base o popular jogo Minecraft Education”. O jogo e personagem virtuais, “ganharam vida”. Todos os visitantes queriam tirar uma “selfie”. Para além das fotos os visitantes mostravam-se muito curiosos e queriam saber como tudo funcionava.

Os alunos, mostraram com entusiasmo o trabalho desenvolvido e explicaram os pormenores e soluções inovadoras que desenvolveram. Para além dos robots, os alunos, foram também o centro das atenções na “escrita 3D”. Uma caneta com um sistema de aquecimento que atua sobre o plástico e que sai depois fundido na parte frontal, mereceu largas filas de espera para levarem o nome manuscrito em 3D.

Os alunos, Cristiano Mota e Artur Cunha, referiram que se tratou de uma experiência muito cansativa, mas que não se importam de repetir. Em três dia aprenderam imenso. Viram o que de melhor se faz nas escolas Europeias.

O projeto não passou despercebido à organização e atribui, a um grupo restrito de participantes, a menção “Maker of Merit – Blue Ribbon”. A entrega da prestigiante menção foi feita diretamente por Sherry Huss, cofundadora e Vice-Presidente do Maker Faire Internacional, que destacou o trabalho e o entusiasmo do projeto. Escreveu no seu  twiter:  “ Dance Robot Art STEM education from Portugal wins MakerofMerit Blue Ribbon @MakerFaireRome #robots @mskerfaire #gettingkidshandson

O professor João Cunha considera que esta distinção é um orgulho e muito prestigiante para os alunos. Reflete o trabalho que se faz na escola. Para além disso, experiências deste

tipo deviam ser mais frequentes pois permite desenvolver várias competências desde a criatividade, capacidade de comunicação, colaboração e responsabilidade social, entre outras. Participar num evento desta dimensão é uma grande responsabilidade, mas, os alunos estiveram à altura.

De referir que este projeto e participação foram possíveis com o apoio da Weproductise e Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Freixo.

 

//platform.twitter.com/widgets.js

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s